Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto Vuei - Paraíso tem trabalho aprovado no 1° Congresso Internacional de Universidades Empreendedoras

Gentileza solicitar descrição da imagem

A equipe do projeto Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação (Vuei), do  câmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso, vai participar do 1º Congresso Internacional de Universidades Empreendedoras, que ocorre de 17 a 19/10, na Universidade Federal do ABC, em São Bernardo do Campo (SP),  com transmissão ao vivo pela internet.  

Com a participação de renomados acadêmicos e práticos internacionais e brasileiros, o evento busca discutir os aspectos centrais das relações entre universidades empreendedoras e os diversos ecossistemas que serão amplamente discutidos e aprimorados. 

A professora Raissa Andrade, coordenadora do Vuei câmpus Paraíso, explica que pesquisadores, acadêmicos e práticos de universidades de todo o país foram convidados a submeter artigos com o tema “universidades empreendedoras", para serem incluídos nos Anais do Congresso.

“A nossa equipe então submeteu um artigo intitulado ‘Criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo através da Universidade: um estudo de caso’. Esse artigo foi produzido por dois estudantes sob a orientação dos coordenadores do Vuei. Ele é estudo de caso aqui do câmpus Paraíso, no qual apresentamos a implementação da cultura de uma universidade empreendedora por meio do Vuei. No artigo, nós contamos quais ações foram desenvolvidas para tornar o câmpus uma referência de empreendedorismo e inovação para toda a comunidade”, explica a professora. 

O artigo foi analisado por uma comissão do congresso, composta por pesquisadores do Brasil e também de outros países, e aceito para os anais do Congresso. Os trabalhos de destaque terão a oportunidade de serem enviados para revistas de renome internacional para publicação. Para a coordenação do Vuei, o evento busca contribuições de alta qualidade, tanto qualitativas como quantitativas, que enriqueçam o conhecimento teórico e prático na área de empreendedorismo. 

“É um congresso importante porque reúne pesquisadores de diversas partes do mundo. É uma troca de experiência muito rica, especialmente para nós, visto que o nosso objetivo é tornar o câmpus Paraíso, uma universidade empreendedora, assim como já acontece no câmpus de Lavras. Essa aprovação do artigo mostra que estamos de acordo com as tendências do mercado e da academia. É um grande reconhecimento”, ressalta Raíssa Andrade. 

Segundo o organizador do congresso,  o professor Ricardo Reolon Jorge, do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da UFABC, “a discussão acerca de Universidades Empreendedoras é urgente. O seu papel no desenvolvimento econômico e social é cada vez mais relevante à medida que contribui sobremaneira para a inovação de produtos e serviços nos setores público e privado”, afirma o professor, ressaltando que o papel das universidades empreendedoras no desenvolvimento econômico e social é cada vez mais relevante, pois contribui significativamente para a inovação de produtos e serviços nos setores público e privado. 

“A parceria entre Universidade-Empresa-Governo-Sociedade Civil precisa ser fortalecida e colocada em prática para que o empreendedorismo permeie todas as camadas da sociedade e todos os setores da economia", finaliza.