Coordenadora

Coordenadora Ana Festucci

Coordenadora do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT)

Bacharela em Matemática Pura pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) - UNESP (2008), Licenciada em Matemática através do Programa Especial de Formação de Docente pela Universidade de Franca (2016), Mestra em Estatística pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Doutora em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2022). Em seus estudos, também se formou Técnico em Administração de Empresas, pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS (2013). Atuou como professora universitária em Universidades Públicas e Privadas no Estado de São Paulo, e desde 2022 é professora no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Lavras, Câmpus Paraíso. Membra eleita representante discente no Conselho Universitário da UFLA e representante dos Coordenadores do ICTIN no Conselho de Graduação (ConGRAD). Desenvolve pesquisas na área de Estatística e Ciência de Dados, com ênfase em Séries Financeiras e Séries Climáticas com enfoque em Aquecimento Global, com os quais orienta alunos de Iniciação Científica de Ensino Médio e Graduação. Coordenadora do Grupo de Estudos em Ciência de Dados (GECiDa), que tem como foco desenvolver projetos práticos na área de dados com discentes do ICTIN. Entusiasta da programação em R, com envolvimento em iniciativas do Projeto R-ladies, uma organização global dedicada a promover a programação em R entre minorias de gênero, com intuito último de qualificar estas pessoas para o mercado de trabalho. Além disso, colabora em projetos voltados para o empoderamento de meninas e mulheres na ciência, trabalhando para combater as desigualdades e a opressão enfrentadas por mulheres nas áreas STEM, projetos relacionados aos desafios da parentalidade, especialmente a maternidade, no meio acadêmico (como o movimento Parent in Science), e, mais recentemente, como integrante ativa do grupo de estudos Por Elas, que promover discutir questões de gênero e sexualidade no mundo do trabalho.   (Texto informado pela autora)

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6752328499084416